Notícias / Mensageiros de Fé

Jovens realizam missão durante a Semana Santa na cidade de Queimadas

EJD e EJC unidos em missão para evangelização de famílias

Cerca de 50 jovens pertencentes ao EJD (Encontro Jovem Damas) e EJC (Encontro de Jovens com Cristo) divididos em 07 grupos serão enviados para as comunidades rurais da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, onde permanecerão realizando atividades durante os dias 02, 03, 04 e 05 de abril. A missão durante a Semana Santa visa levar a vivência do tríduo pascal culminando com a Ressurreição do Senhor celebrado no próximo domingo (05).

A Paróquia de Nossa Senhora da Guia juntamente com o Colégio Damas, Campina Grande - PB, entraram em parceria para realizar durante a Semana Santa uma missão envolvendo jovens do EJD (Encontro Jovem Damas) e EJC (Encontro de Jovens com Cristo). A missão deste ano tem como base o tema da Campanha da Fraternidade 2015 “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para Servir (Mc 10, 45)”.

A programação iniciará na quinta-feira (02) às 08h30, na Catedral Diocesana, em Campina Grande, com a missa dos Santos óleos, e se estenderá até o domingo (05). “A ideia surgiu com o EJD, por conta de uma experiência já vivenciada por eles nos últimos anos, tratando-se de uma oportunidade de vivenciar a experiência de uma maneira mais intensa dando o respectivo valor a esse tempo tão forte” relata Padre Evanilson Sousa, pároco de Queimadas.

O Encontro Jovens Damas (EJD) é um grupo católico formado por alunos e ex- alunos do Colégio Damas que são inspirados pelo carisma de Madre Agathe, fundadora do Instituto das Religiosas Cristãs. O EJD existe em Campina Grande desde 2001, mas ao longo desse tempo se estendeu para todos os colégios da Rede Damas com o intuito de evangelizar outros jovens e famílias.

O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um movimento da igreja católica, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC), que reúne jovens entre 17 e 26 anos. Em Queimadas, o EJC foi implantado há dois anos e possui uma grande participação dos jovens no âmbito pastoral, onde realizam encontros, missões e funções na igreja.

Este ano, ao invés de programar um passeio para a praia ou outra programação extra, esses jovens fizeram a escolha por irem a comunidades desconhecidas para vivenciar o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. “Como se trata de uma experiência nova e ao mesmo tempo profunda, demos a oportunidade de alguns jovens do nosso EJC se integrarem com os jovens do EJD e, como já conhecemos a espiritualidade do EJD, sabemos que poderão contribuir muito junto com os nossos jovens” finalizou Padre Evanilson.

As ações organizadas para as comunidades ficam a caráter de cada grupo, eles irão realizar encontros com adultos, jovens e crianças, além de visitar doentes e evangelizar as famílias falando sobre a importância da Semana Santa. A vivência desse tempo será muito importante para cada um desses jovens, assim como para as comunidades participantes.

Keliane Barbosa (Pastoral da Comunicação - PASCOM)